Thursday, August 24, 2006

Alternative Media - Porto Alegre

Tive uma conversa com um jornalista (Luiz Renato Almeida) que trabalha na agência chasque, onde ele me contou algumas coisas interessantes, dentre elas:
- Como a agência é bem vista e reconhecida pela população, ocorrem casos em que as próprias pessoas telefonam pra relatar algum fato que ocorreu na sua localidade. Algo do tipo: "olha só, ocorreu isso e isso, quer me entrevistar pra expormos a situação?". Na conversa, Luiz Renato me exemplificou com um programa em que ele entrevistou um camponês (que ligou pra agência) atingido por vazamentos numa barragem de hidroelétrica, numa cidade a qual duvido que jornalistas da grande mídia pisem por lá.
- Embora os programas gravados sejam enviados pra mais de 400 rádios no Rio Grande do Sul, acabam indo pro ar somente na média de 15 delas. O engraçado da situação é que hoje em dia as rádios (e não só as rádios) cada vez mais compram matérias prontinhas e cada vez menos têm uma equipe de reportagem, mas no entanto essa compra sempre se centraliza naquelas mesmas agências que conhecemos: reuters, ap, rbs, etc...



I had a conversation with a journalist (Luiz Renato Almeida) who works in the agencia chasque, where he told to me some interesting things, among them:
- Since the agency is quite accepted and recognized by the population, there take place cases in which the persons themselves phone to report some fact that took place in his town. Something like: " Hello, it happened that and that. Do you want to interview me in order that we expose the situation to the public?". In the conversation, Luiz Renato exemplified with a program in which he interviewed a peasant (who phoned the agency) reached by leaks in a dam of hydroelectric one, in a city which I doubt which journalists of the great media tread that way.
- Though the recorded noticies are sent for more than 400 radios in Rio Grande do Sul, they finish going for air only on the average of 15 of them. The sad of the situation is that nowadays the radios (and not only the radios) more and more buy ready news and always buys from the same agencies that everybody knows: reuters, ap, rbs, etc....

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